
As Principais Dicas para os novos usuários do Mac
Todos sabemos que o MAC, independente do modelo, é uma grande máquina, mas sabemos também que ele tem as suas peculiaridades. Muitas pessoas querem adquirir um Mac mas no início sentem alguma dificuldade em manter a mesma produtividade que tinham no MS Windows. Isso ocorre devido a diferença entre o sistema operacional do Mac (MacOS) e dos outros PCs (Microsoft Windows). É por isso que decidimos falar sobre dicas que vão ajudar os novos usuários do Mac.
1- MAIS CAPACIDADE DE MEMÓRIA
Sabemos que quanto mais espaço tiver o seu aparelho, mais dispendioso vai ser para comprá-lo. Porém, os Mac têm apenas um entrada USB-C, o que torna as coisas mais difíceis. Principalmente para os usuários do Mac que são iniciantes. Provavelmente só perceberão o erro na hora que estiverem com a memória cheia tendo em consideração que o Mac na maioria das vezes é um dispositivo de extrema importância para o seu usuário. Ficar sem memória não é nada agradável e pode-se tornar um problema difícil de contornar.
Por isso recomendamos a compra de um aparelho com 512Gb de memória e de processador Core i5 ou Core i7.
2- TRANSFERÊNCIA DE DADOS DO PC PARA O MAC
Ao comprarmos um novo computador, é comum trasferirmos arquivos do computador antigo para o novo. Porém, muitas pessoas sentem dificuldades em fazer isso quando compram seus Macs, devido o fato do sistema operacional ser diferente. E nessas horas acabam optando por utilizar HD Externos, pendrives e coisas do género. Isso acaba sendo um processo muito mais trabalhoso do que deveria.
Com isso em mente, a Apple lançou um aplicativo chamado “Assistente de Migração”. Ele já vem pré instalado no seu aparelho e ajuda na hora de transferir arquivos entre computadores diferentes.
3- UTILIZE PROGRAMAS DO WINDOWS NO MAC
A maioria das pessoas aprenderam tudo o que sabem sobre computadores em um Windows. Por isso recomendamos que você use aplicativos do Windows no seu Mac. Não tem problema nenhum em juntar o melhor desses dois mundos!
Muitas pessoas acabam deixando de comprar um Mac apenas por não saberem que é possível fazer isso. Na Gadget Hub nós instalamos o MS Windows no Mac, consulte-nos para obter o seu orçamento!
4- EFETUAR BACKUPS PERIÓDICOS
É muito importante lembrar de fazer backups do seu Mac de forma periódica. O motivo pelo qual os backups são tão importantes são simples:
– Assim como qualquer outro computador, independente da qualidade, o seu Mac esta sujeito a eventualmente ter algum problema. Isso pode fazer com que todos os arquivos presentes nele sejam perdidos.
– No caso dos portáteis, como MacBook Pro, por exemplo, pode ocorrer eventualmente situações onde o equipamento perde-se ou é roubado. Caso alguma dessas situações ocorra, não só o computador é perdido, mas todos os arquivos presentes nele.
Os usuários do Mac podem usar um aplicativo pré-instalado, chamado “Time Machine”, que tem essa função de realizar o backup dos arquivos. Logo, não há mais desculpas para não fazer backups de tudo aquilo que você tem no seu computador.
5- LIMPE O SISTEMA DO SEU MAC
É comum que com o tempo os computadores comecem a ficar mais lentos. Com o Mac não é diferente. A acumulação de arquivos com o tempo, acaba deixando a máquina mais lenta, como é normal.
Para que isso não aconteça, é importante lembrarmos de constantemente limpar o sistema do nosso Mac. Sempre conseguimos encontrar algum arquivo ou aplicativo que já não usamos mais e eliminá-lo.
Uma solução para esse problema é o uso do aplicativo “Clean my Mac”. Ele ajuda na manutenção do seu computador sem a necessidade de formatá-lo.
Outra ideia é o uso do aplicativo Gemini. Ele identifica e apaga os aplicativos duplicados no seu Mac. O que é muito útil quando se trata de desocupar espaço de maneira efetiva, sem perder arquivos importantes.
6- MANUTENÇÃO DO SEU MAC
O Mac é um ótimo computador, mas também corre o risco de ter problemas. Para evitar que isso aconteça, a Apple criou uma página chamada “Assistente Rapido de manutenção do Mac”. Ela ajuda os usuários do Mac a se familiarizar com dicas de:
– Como manter seu Mac atualizado;
– Organização e nomeação de arquivos;
– Dicas de backup regulares;
– Compactação de arquivos pouco utilizados (para ganhar mais espaço);
– Como limpar o seu Mac.
7- USE BATERIAS EXTERNAS
Nosso portáteis têm essa função por um propósito óbvio. Para que possamos levá-los para todo o lado connosco. Porém, não é todo o lugar que podemos carregar as baterias dele ou nem sequer encontrar tomadas disponíveis. Por isso, é sempre bom levar uma bateria portátil consigo, para evitar que fique sem poder utilizar o seu Mac.
8- HABILITE O CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO DO RATO
Os novos usuários do Mac podem achar o clique com o botão direito do rato “não funcionar”. Isso acontece pois essa função no Mac é feita segurando o botão “Ctrl” enquanto clica em um icon. Porém mesmo com essa diferença, pode sempre formatar o seu Mac para realizar essa função com o clique direito do rato. Basta ir em “Preferências do Sistema > Rato”
9- FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE SE PASSA COM O SEU MAC
O Sistema de Informações (System Information) pode ser encontrado no Apple Menu. Nele pode encontrar toda a informação do seu Mac. Como por exemplo, quanto espaço de memória livre ainda tem, número de série, quais as aplicações que tem instaladas, ou qualquer outra informação que queira saber sobre a sua máquina, poderá encontrar aqui.
10- CTRL+ALT+DEL?
Quando está a usar o seu Mac tranquilamente, quando de repente bloqueia tudo e pára de funcionar. A primeira reação de muitos é pressionar a famosa combinação de botões “Ctrl+Alt+Del” e ver se o motivo do bug vem de alguma aplicação que parou de funcionar.
Mas no caso do Mac, essa combinação de botões não leva a lugar nenhum. E agora?
Basta apertar “Command+Alt+Esc” para poder abrir o gestor de aplicações e tentar resolver o seu problema.